Ao longo dos anos houve diferentes argumentos a favor e contra uma política de mesa limpa no local de trabalho.
Algumas pessoas dizem que sufoca a criatividade e despersonaliza o local de trabalho.
Outros refutam e dizem que transmite um ar de profissionalismo para quem está de fora e contribui para a sensação de organização junto dos colaboradores.
Mais recentemente houve um reforço destas posições com o chamado 'hot desking', que consiste na prática de usar mesas de acordo com a necessidade, em vez de postos de trabalho permanentes.
Atualmente a razão mais importante para a implementação de uma política de mesa limpa é a segurança da informação – e não há argumentos contra isso.
Por definição, uma política de mesa limpa especifica como é que os colaboradores devem deixar o seu espaço de trabalho quando não estão lá. Informações confidenciais devem ser protegidas de forma permanente, de qualquer pessoa que possa passar, incluindo outros colaboradores, pessoal de limpeza ou manutenção e visitantes do escritório.
As mesas devem ser limpas, removendo todos os papéis, incluindo post-its, papel com informação confidencial, como números de contas e documentos não essenciais. A política também se aplica a informação confidencial em computadores, cloud ou na rede.
Com efeito, uma política de mesa limpa é uma das formas mais simples de proteger informação confidencial e de reduzir o risco de violação e fuga de dados, incluindo o roubo de identidade e falsificação de documentos.
Uma política de mesa limpa ajuda também as organizações a cumprir os regulamentos de segurança da informação, incluindo o RGPD.
Segurança: uma política de mesa limpa protege a informação confidencial, de ser vista ou roubada por externos ou até colaboradores. Isso reduz o risco de fuga de dados, fraude e violação de segurança. A política também está em conformidade com os princípios básicos de privacidade.
Recursos humanos: organizar o escritório inclui uma estratégia de gestão de documentos e informação, o que aumenta a produtividade. De acordo com a Adeliarisk.com, em média um trabalhador de escritório mantém 36 horas de trabalho à sua volta. Isso é uma distração e os colaboradores podem gastar cerca de 2,5 horas por dia à procura de informação.
Estrategas e Criativos: uma política de mesa limpa faz parte de um local de trabalho em evolução, o que inclui uma força de trabalho cada vez mais móvel, limites físicos menos definidos e opções de horário flexível. Como referido, o ‘hot desking’, assenta numa política de mesa limpa. Em vez de cada um ter sua própria mesa, é disponibilizado um espaço de trabalho aberto, com mesas vazias e os colaboradores dedicem onde se querem sentar. Os colaboradores que desejam um espaço de trabalho menos organizado podem escolher horários flexíveis – e trabalhar no seu escritório a partir de casa.
Gestão: limpar as secretárias ao final do dia é a chave para esta política, mas os colaboradores também são incentivados a estar conscientes da segurança da informação durante todo o dia. Se eles se afastarem das suas mesas para uma reunião, eles têm a indicação para remover as informações confidenciais que fiquem acessíveis. Isso ajuda a aumentar a preocupação dos colaboradores sobre segurança, de acordo com a organização educacional SANS Institute.
Meio Ambiente: uma política de mesa limpa está alinhada com as estratégias de escritórios verdes ou ecológicos. Esta estratégia incentiva versões digitais de documentos, o que reduz o uso de papel. Os documentos digitais são mais fáceis de encontrar e não estão fisicamente acessíveis.
Saiba mais sobre como aumentar a segurança da informação no seu escritório com uma política de mesa limpa.